quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quem sabe humano bem mais que ser?

Hoje foi o dia da entrega dos primeiros 50kg de alimentos que foram arrecadados no espetáculo "Nuvens em Sombras". A sensação que fiquei ao sair da APR [Associação Paranaense de Reabilitação], após o contato com as crianças que lá tem o amparo necessário para se reabilitarem de seus problemas neurológicos e psicomotores, pode ser resumida em algo que emociona o mais rude dos homens: humanidade!

Ao ver aquelas crianças, que por imposição da vida, se desligam completamente da imagem e da estética, de seu corpo e da carcaça que as carrega, pude perceber que elas se humanizam e se abrem muito mais que o normal dentro de um padrão social normal, pois estão diretamente antenadas e sintonizadas com elas mesmas e com os outros seres que as rodeiam, sem distinção ou pré-julgamento.

Há quem as olhe e as desdenhe, porém suas mentes funcionam normalmente e o entendimento e a sensibilidade estão aflorados e trabalhando a todo instante. O que não corresponde é o corpo, a fala. O que as palavras muitas vezes não conseguem expressar, um gesto surpreendente o faz. Ao entrar na primeira sala para conhecer as crianças, a primeira delas tentava, com dificuldade, segurar minha mão, e assim que conseguiu logo desferiu nela um beijo que transbordava amor e pureza. Porém, esse foi só o ínicio.

Em breve aqui se farão presentes fotos e relatos mais detalhados da visita, feitas por membros do projeto.

Por hora é isso, uma sensação esperançosa que

" em tempos sombrios, há muito amor em movimento"

Raphael Moraes

Um comentário:

  1. Wellita Helena Fontes Barreto17 de abril de 2009 às 05:23

    Visitar e poder estar próxima destas crianças da Escola Nabil Tacla (APR) bem ali próxima ao Terminal do Cabral onde estudam crianças e adolescentes com deficiência físico-motora, na maioria com diagnóstico de paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, mielomeningocele, malformações congênitas e algumas síndromes e realmente especiais é sempre gratificante. É banhar a alma de energia boa e virtudes quase que extintas ou distorcidas hoje em dia.
    Redescubro estando lá a Determinação que é a firmeza e perseverança em progredir. Percebo e recebo a Docilidade... aquela força magnética que atrai a todos e torna a vida mais encantadora. Contagio-me de Entusiasmo que é chama que provoca ação, o dom de ser alegre, bem-humorado, de rir e fazer rir, qualidade indispensável para a existência da harmonia que proporciona bem-estar e leveza de espírito.
    Pureza...Ah! A delícia de não ter preconceitos.
    E carrego deste cantinho todo especial a alma cheia de paz por ter encontrado tanto, mais tanto mesmo...Amor em Movimento.

    ResponderExcluir